domingo, 31 de maio de 2015

Sessão com...Elisabete Jacinto


No dia 28 de maio, decorreu, no auditório da EB 2,3 Moinhos da Arroja, para duas turmas do oitavo ano e duas do nono ano, uma sessão com a escritora Elisabete Jacinto, autora de  Os Portugas no Dakar (vol. 1 e 2 ) e   Irina no Master Rali.
O evento, organizado pela Biblioteca Escolar e que contou com o apoio da Plátano Editora, reuniu um público muito interessado, pois além de escritora, a Elisabete Jacinto começou por participar em vários ralis de moto e foi a primeira portuguesa a vencer, na categoria de Senhoras, a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. Foi a primeira e única mulher a correr o Dakar de camião. Atualmente, continua a ser piloto de camiões e a participar em vários ralis, como, por exemplo, o Africa Eco Race e  o Rali des Gazelles
A escritora relatou  as dificuldades e as muitas aventuras por que passam os pilotos nas provas repletas de situações inesperadas, condições climatéricas adversas e terrenos de difícil acesso. Começou por mostrar umas fotografias e explicar como decorriam os ralis quando participava no Paris-Dakar. Indicou qual era o percurso, como funcionava o acampamento, como se alimentavam, de que modo se protegiam do frio e das areias escaldantes, como tomavam banho … 
A plateia teve ainda a oportunidade de participarem num “rali virtual”. De seguida, a convidada tirou algumas dúvidas aos alunos que a aplaudiram entusiasticamente após ter deixado uma mensagem: “os sonhos realizam-se, mas é preciso muita vontade, esforço   e trabalho “.




Sem comentários:

Enviar um comentário