quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sessão de informação

No dia 21 de abril , pelas   18h00, decorreu, no auditório da EB 2,3  Moinhos da Arroja, uma sessão de esclarecimento sobre Trissomia 21 , resultante de uma parceria entre o Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS  e a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21) 
A sessão foi dinamizada  por  Ana Isabel Simas e Sofia Murteira, mestres em Reabilitação Psicomotira e técnicas Adjuntas da Rede Diferenças , e destinada a pessoal docente e não docente e encarregados de educação.

Foram abordados, entre outros, as características da criança portadora de Trissomia 21, a intervenção realizada  com estas crianças e  o papel da escola e da socialização no desenvolvimento  de portadores de Trissomia 21.
A trissomia 21 , também  chamada de Síndrome de Down é uma anomalia genética  . A pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos nas suas  células em vez de 46.
  
As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down apresentam características físicas associadas à síndrome, nomeadamente, olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e  hipotonia muscular . Em geral, as crianças com síndrome de Down  são mais pequenas e o seu desenvolvimento físico e mental são mais lentos do que o de outras crianças da mesma idade.
 O portador de trissomia 21 poderá ler e escrever e ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autónoma.



Sem comentários:

Enviar um comentário