terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mês das Bibliotecas Escolares

O Mês das Bibliotecas Escolares foi comemorado, no nosso Agrupamento, com muitas e variadas atividades que entusiasmaram os alunos, proporcionaram um melhor conhecimento da biblioteca e motivaram os alunos para a utilização desta no âmbito de atividades de estudo ou de lazer.

Aqui ficam algumas das atividades dinamizadas:

- Formação de utilizadores para todas as turmas do 5.º ano;


- Bibliopaper para turmas do 6.º ao 9.º ano;



- Elaboração de marcadores (acesso livre a todos os alunos) que foram expostos na BE;


- Hora do conto (A história do Príncipe Porco, de Isabel Martins, com ilustrações de Paula Rego, para o 6.º ano, turma do PCA).



- Integradas no currículo do 8.º ano, foram dinamizadas, pela prof. Bibliotecária Paula Oliveira, sessões de informação sobre o Holocausto e de motivação para a leitura o Diário de Anne Frank. Com frases dos alunos, que retratam esse momento marcante da história do séc. XX, será construído um mural para recordar o que jamais pode ser esquecido...

 


 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dia da Alimentação

Para comemorar o dia da alimentação (17 de outubro), esteve patente, na Biblioteca Fernando Lopes Graça, uma exposição da iniciativa do subdepartamento de Ciências Naturais, com a roda dos alimentos "verdadeira", isto é, com alimentos autênticos, e trabalhos realizados pelos alunos. A exposição foi visitada pelos alunos da EB 2,3 bem como pelos alunos do 1.º ciclo da EB 1 Porto Pinheiro que, motivados pela curiosidade, puderam conhecer novos alimentos, ouviram atentamente as explicações do professor titular de turma e da professora bibliotecária e colocaram questões pertinentes relacionadas com a alimentação saudável.


Implantação da República

Integradas nos conteúdos programáticos de História do 9.º ano, foram dinamizadas, pela professora bibliotecária Paula Oliveira, sessões sobre a Implantação da República, partindo do conto Viva a República de Maria José Meireles.
 
 

Dia da Música

Para comemorar o dia da Música (1 de outubro), esteve patente, na Biblioteca Fernando Lopes Graça, uma exposição com mensagens sobre a música elaboradas pelos alunos do 5.º e 6.º ano. A responsabilidade da exposição ficou a cargo das nossas colaboradoras Eunice Melo e Teresa Silva.
 
 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Desafio Matemático


Todos os meses é lançado um novo Desafio Matemático e na Biblioteca vais encontrar duas caixas onde poderás colocar as folhas com as tuas soluções. Agarra-te ao desafio e nós ficamos a aguardar pelas tuas respostas. 
 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dia do não fumador

Durante a semana de 11 a 15 de novembro, vão decorrer, no auditório da escola EB 2,3 Moinhos da Arroja, para as turmas do 6.º ano, no âmbito do Dia do Não Fumador, sessões de sensibilização para os malefícios do tabaco na própria saúde.
 
Para mais informações pode consultar o site http://www.pulmonale.pt/ onde se referem ações desenvolvidas junto da sociedade para promover uma maior sensibilização em torno do cancro do pulmão.