quarta-feira, 27 de abril de 2011

Semana da Leitura e da Multiculturalidade

Na semana de 4 a 8 de Abril decorreu na EB1/JI Nº7 de Odivelas a Semana da Leitura e da Multiculturalidade, que celebrou a cultura do livro e da leitura paralelamente com as diferentes culturas e etnias que estão presentes na nossa escola.
Aconteceram diversas actividades como: a hora do conto em diferentes sotaques, as bibliotecas itinerantes, os assaltos de histórias entre turmas, exposições sobre etnias e culturas, o encontro com a escritora Marina Santos e uma pequena feira de degustação gastronómica!
Foi ou não foi uma semana pertinente??
Hora do Conto em Diferentes Sotaques contou com a participação de pais, avós, irmãos e amigos de todos!

"Mais uma Ovelha?" foi a divertida história dramatizada pelos alunos do 3º A

"Nabo Gigante" do russo Alexis Tolstoi foi representada pelos alunos do 3ºB

O 4ºB escolheu uma obra de José Eduardo Agualusa para a sua apresentação de Biblioteca Itinerante: "Sábios como camelos"

O 4ºA apresentou a dramatização da história "APrincesa que bocejava a toda a hora"

Autora Marina Santos na BE Moinho das Leituras

No passado dia 6 de Abril a escritora Marina Santos, autora da colecção O Clube dos exploradores, visitou a BE Moinho das Leituras onde ficou a conhecer todos os alunos do 4º ano do agrupamento.
Todas as turmas presentes apresentaram trabalhos no âmbito da leitura orientada em sala de aula da obra Exploradores em acção e sabem que mais??
Estão todos de super parabéns!! ;)
Os trabalhos apresentados espelham bem o empenho, carinho e criatividade com que alunos e professores trabalharam esta divertida e empolgante obra literária.
Ficam algumas imagens para vos saciar a curiosidade...



O 4ºA apresenta as suas pranchas de BD


Todos questionaram a autora sobre os seus livros

Houve também tempo para a sessão de autógrafos




segunda-feira, 11 de abril de 2011

Entre-Palavas-interturmas


No dia 15 de Março. EB 2,3 recebeu a visita de uma equipa do Jornal de Notícias para assistir ao debate interturmas no âmbito do concurso Entre Palavras. Os alunos, cujo trabalho de pesquisa e preparação para os debates tem sido apoiado pela coordenadora da biblioteca e os directores de turma do 7ºA e do 9ºA, escolheram como tema a “Informação Mobile”. Os alunos revelaram nutrir uma relação de amor/ódio com a este tipo de informação. De facto, embora considerem esta informação rápida e acessível, não deixam de referir que há, por vezes, muita falta de rigor e erros científicos na informação que circula na internet. Reconheceram que os computadores e os telemóveis podem levar a que os alunos façam mais erros de português. No final, afirmaram que a informação mobile pode tornar o mundo melhor.Devido à qualidade do trabalho enviado, a nossa escola foi, pelo quinto ano consecutivo, seleccionada para a final distrital que terá lugar dia dois de Maio, no ISCTE, em Lisboa.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Autora Marina Santos na BE Moinho das Leituras



Amanhã a BE Moinho das Leituras receberá a visita da autora Marina Santos!
E esta será a surpresa que lhe vamos dar como recordação da nossa escola. Por isso comecem já a pensar na dedicatória...

domingo, 3 de abril de 2011

Feira do Livro na Biblioteca Fernando Lopes Graça

Na Biblioteca Fernando Lopes Graça esteve patente, de 28 de março a 1 de abril, uma Feira do Livro aberta a toda a comunidade escolar e aos pais/encarregados de educação.
Ao longo da semana, foram dinamizadas, no auditório da EB 2,3, sessões de Hora do Conto para as salas do Jardim de Infância, as turmas do 1º ciclo da EB 1/JI Porto Pinheiro bem como para as turmas do 2º Ciclo. Os encarregados de educação foram convidados, pela professora bibliotecária da EB 2,3, a participarem nas sessões.
Os pais/ encarregados de educação que puderam deslocar-se à escola acompanharam ainda os seus educandos à Biblioteca Fernando Lopes Graça, visitaram a Feira e leram-lhes alguns livros da biblioteca.





No dia 31 de Março, tivemos a honra de receber, pelas 11 horas, a visita do escritor Rui Sousa, autor e ilustrador dos livros O Peixe contador de Histórias e Humi e a Grande Viagem de Iceberg - ambos seleccionados para o Plano Nacional de Leitura– e A Baía do Tesouro.. O escritor fez uma apresentação, às turmas do 3º e 4º anos, da história de A Baía do Tesouro, respondeu a questões da plateia, autografou livros e ainda brindou os pequenos com um lindo desenho de um dragão!