quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Origami - árvore de Natal

Podem experimentar em casa e enviar os vossos resultados para moinhodasleituras@gmail.com .

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Biblioteca Fernando Lopes Graça

A nova escola abriu e com ela concretizou-se um sonho que pairava no ar há pelo menos duas décadas: o de uma escola que tivesse condições físicas condignas a que os agentes educativos e alunos têm direito.
O espaço que muitos desejaram está ao dispor de todos, mas todos têm de o respeitar e estimar, pois o civismo é essencial na comunidade educativa.
A Biblioteca é um dos locais aprazíveis da escola. Devido à falta de consenso relativamente à escolha do nome da biblioteca a partir das propostas apresentadas pelas turmas do 2º ciclo, decidiu-se, na reunião dos membros da equipa da BE e dos seus colaboradores, atribuir o nome FERNANDO LOPES GRAÇA. famoso escritor e músico, à biblioteca da E 2,3 Moinhos da Arroja.
Na nossa biblioteca ainda há muito a fazer: as estantes chegaram em meados de Dezembro, os livros ainda não estão devidamente catalogados, falta decorar os diferentes espaços, sem contar, entre outras tarefas, com as dezenas de impressos que têm de ser elaborados a fim de registar todas as actividades dos utilizadores... Apesar de todas as dificuldades e condicionalismos inerentes à instalação de um novo espaço, decidimos prestar os “serviço mínimos” a docentes e alunos. Os do 2º Ciclo têm visitado regularmente este espaço, quer nos intervalos quer na ausência de professores, para ler, fazer trabalhos, requisitar livros, jogar, participar na Hora do Conto …
Gostaríamos que os alunos do 3º ciclo visitassem a biblioteca mais assiduamente, pois é para os alunos e em função deles e dos professores que trabalhamos, tendo sempre em vista o sucesso educativo.
A fim de prestarmos um serviço que satisfaça todos os utilizadores, as sugestões são sempre bem-vindas!

Votos de Boas Festas para todos e todas!
A equipa da BE Fernando Lopes Graça

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sessão de Esclarecimento "Parlamento e Democracia"


No dia 13 de Dezembro de 2010, o deputado Miguel Vale de Almeida deslocou-se à EB 2,3 Moinhos da Arroja para, numa actividade organizada pela Biblioteca Escolar e pela docente Paula Afonso, prestar esclarecimentos aos alunos do 9º ano sobre o funcionamento do Parlamento e a democracia. Após o visionamento de um vídeo sobre a vida e obra de Miguel Vale de Almeida, os alunos do 9º A colocaram questões ao deputado que, de forma extremanente clara e motivadora, esclareceu os interessados e ainda falou das sua motivações pessoais e dos seus planos para o futuro.Ao nosso convidado os mais sinceros agradecimentos pela disponibilidade!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Concurso “Sim, Este ano o Natal é amarelo”


As escolas EB1/JI Nº7 de Odivelas, EB1/JI Porto Pinheiro e o JI da Arroja participaram no concurso “Sim, Este ano o Natal é amarelo” no âmbito do Programa Eco-Escolas, elaborando árvores de Natal com embalagens Tetrapack utilizadas.
Agora precisamos que votem nas nossas árvores de Natal, apenas têm de se  registar no site www.simenoamarelo.pt  e votar!
Cada utilizador vota uma única vez, contudo pode também sugerir que os seus amigos votem, através de um convite por e-mail que é feito a partir do site. 
A votação começará dia 21 de Dezembro e decorrerá até dia 21 de Janeiro inclusive.
As escolas premiadas receberão equipamento para melhorar o perfil ambiental da escola, de acordo com as suas necessidades. (Exemplo de material: mini ecopontos, mobiliário reciclado, plantação de árvores, plantas, jardins, etc.)
Contamos com os vossos votos!


Árvore de Natal da EB/JI Nº7 de Odivelas
 

Árvore de Natal da EB1/JI Porto Pinheiro

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


No dia 6 de Dezembro, comemorou-se, na EB 2,3 Moinhos da Arroja, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, cuja data oficial é 3 de Dezembro. As docentes da Educação Especial realizaram, na Biblioteca, uma exposição sobre os diferentes tipos de deficiência e, com algumas turmas, visionaram-se filmes e fizeram-se debates sobre as dificuldades que os deficientes têm que enfrentar.
O Sr. Vasco, que ficou invisual aos dezasseis anos, visitou-nos e contou o seu percurso de vida aos alunos, que tiveram oportunidade de colocar algumas questões sobre as dificuldades que encontra e como as consegue ultrapassar.
No final das actividades, decorou-se uma árvore de Natal com mensagens alusivas à inclusão elaboradas pelos alunos que assistiram às sessões

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

30 de Novembro -morte de Fernando Pessoa


No dia 30 de Novembro, relembramos Fernando Pessoa, que faleceu no dia 30 de Novembro de 1935.
O aluno Gonçalo, do 9ºC, encarnou corajosamente Fernando Pessoa, deslocando-se pela escola e lendo um dos "seus" poemas.
Na biblioteca, decorreram actividades com as turmas do 9º ano: visionaram-se vídeos sobre este escritor, preencheram-se grelhas de observação e trocaram-se impressões.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Dia Internacional dos Direitos Humanos

No dia 10 de Dezembro, celebra-se os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos.
Esta declaração foi adoptada em 10 de Dezembro de 1948, após a segunda guerra mundial, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.
Aqui deixamos um vídeo que te conta, de uma forma simples, o que consta nessa Declaração e uns links que podem auxiliar na elaboração de trabalhos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Incentivo à Leitura


Tenho de partilhar este vídeo convosco... está simplesmente fantástico! Qualquer professor adoraria ter bilhetinhos destes a passar na sua sala de aula...